Carnaval de Benevides traz como inovação tecnológica a Estação de Hidratação Inteligente
Equipamentos, instalados na área do Nagibão e no distrito, têm os propósitos de reduzir casos de desidratação e promover a sustentabilidade
O carnaval 2026 de Benevides vem abrindo alas com uma novidade bem saudável: a Estação de Hidratação Inteligente, onde os brincantes poderão beber água potável e ainda encher sua garrafinha, afinal, quem dança, pula, canta e segue o trio elétrico precisa estar devidamente hidratado. E foi exatamente pensando no bem-estar de todos que a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos e Desenvolvimento Econômico (SEMPEDE) e Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) trabalhou a instalação de bebedouros diferenciados em pontos estratégicos da grande festa. Duas estações estarão à disposição dos brincantes na área do ginásio Nagibão e uma terceira será instalada no distrito de Murinin.
Esta é a primeira Estação de Hidratação Inteligente instalada na Região Norte em um evento de grande porte, informa o diretor de artes e designer gráfico Cláudio Assunção, integrante da equipe de Inovação e Tecnologia da SEMPEDE, que é constituída pelos engenheiros João Vítor Flores, Pedro Henrique Calixto e Paulo Santana, profissionais que trabalharam no projeto do equipamento.
A Estação segue os moldes indicados no conceito de sustentabilidade do Programa Cidades Inteligentes, do Governo Federal, que prevê o incentivo à adoção de práticas inovadoras para a promoção do desenvolvimento sustentável. No caso desse tipo de bebedouro com sensor, onde a pessoa enche o copo ou a garrafinha apenas aproximando a mão com o recipiente, evita-se tanto o desperdício de água quanto diminui-se a quantidade de descartáveis no meio ambiente.
Os projetistas do equipamento de hidratação, tomaram por base estudos que destacam Benevides como Cidade das Águas, isto porque o município está conectado ao maior aquífero amazônico de água mineral, o Barreiras, reservatório das chamadas águas subterrâneas rasas, importante porque permite a extração de água com alto teor de pureza.
Diego Michel, titular da SEMPEDE destaca que a Estação de Hidratação Inteligente é um equipamento urbano inovador e a partir deste projeto piloto instalado no carnaval 2026 do município, será feita uma avaliação para futuras utilizações em eventos no decorrer do ano. “O objetivo é reduzir casos de desidratação e promover a sustentabilidade ambiental, diminuindo o consumo de copos descartáveis. De acordo com o resultado desta experiência agora no carnaval, poderemos instalar estações permanentes em espaços públicos e orlas, oferecendo água potável a todos e fortalecendo Benevides como referência em inovação urbana e cuidado com a população”, enfatizou o secretário.